Estamos de volta, as férias acabaram e até uma saudade surgiu, então retornamos revigorados e com novidades, para que 2013 se torne mais um ano especial para esta comunidade e para as crianças que freqüentam o Centro de Educação Complementera - Tapera. Bem vindos ao nosso Blog de 2013!
CEC-TAPERA 2013 - Proposta Pedagógica
APRESENTAÇÃO
O CEC-TAPERA realiza um trabalho sistematizado na linha da educação ambiental e tem por matriz curricular atualmente a CIDADANIA PLANETÁRIA como núcleo norteador das ações de transformações sociais e educativas. A temática é desenvolvida em subdivisões em quatro unidades de bimestre.
UNIDADE I
Eixo temático: MARÇO/ABRIL: “POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS”
MOTIVAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil é um ciclo de debates inédito que busca, numa perspectiva de formação coletiva, promover um diálogo plural sobre grupos étnicos no país de hoje. Aliando métodos de educação popular aos debates entre os educadores, partiremos para um trabalho com os educandos buscando uma reflexão sobre a capacidade que esses grupos têm de se recriarem à sua própria imagem a partir de uma crescente leitura entre mundos, para revelar suas razões ancestrais capazes de fazer frente aos desafios da atualidade.
Queremos assim colaborar para a compreensão crítica de outros modos de ser e estar no nosso país para que este se alargue de modo a permitir que nele tenha lugar, de fato, todos diferentes. Em razão de processos históricos diferenciados, diversos segmentos da sociedade brasileira, também chamados de novos grupos étnicos, desenvolveram modos de vida próprios e distintos dos demais, ocasionando ao mesmo tempo riqueza sócio-cultural e invisibilidade perante a sociedade e o Estado. Se de um lado reconhece-se que há etnias permanentes, cujas origens são como centenárias, de outro reconhece-se também o advento de “novas etnias”conceituadas como uma tendência de grupos a se investirem, num sentido profundo, de uma identidade cultural com o objetivo de articular interesses e reivindicar medidas, fazendo valer seus direitos em face dos aparatos de Estado.
O critério polítio-organizativo ajuda a relativizar o peso de uma identidade definida pela comunidade de língua, pelo território, pelo fator racial ou por uma origem comum. Esta é uma discussão da ordem do dia que ganhou acúmulo nas últimas três décadas, com o enfoque nos deslocamentos no conceito de etnia.
A Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT) que foi instituída por meio do Decreto nº 6.040 é uma política de ação do Governo Federal que busca promover o desenvolvimento sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização à sua identidade, suas formas de organização e suas instituições. Dentre estas classificações estão os povos faxinalenses, povos de cultura cigana, povos indígenas, quilombolas, catadoras de mangaba, quebradeiras de coco-de-babaçu, povos de terreiro, comunidades tradicionais pantaneiras, pescadores, caiçaras, extrativistas, pomeranos, retireiros do araguaia e comunidades de fundo de pasto.
OBJETIVO
Desenvolver a temática “povos e comunidades tradicionais” situando a comunidade da Tapera buscando sua identidade e história para despertar a noção de pertencimento.
METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS
PASSEIOS:
MUSEU CATARINENSE (FÓSSEIS DE ÍNDIOS DA TAPERA)
MUSEU ANTROPOLÓGICO DA UFSC
MUSEU DO RIBEIRÃOVISITA A UMA COMUNIDADE TRADICIONAL
LAGOA DO PERI E OUTROS PONTOS DE ESTUDOS
OFICINAS:
DANÇA (EXPRESSÕES E HITÓRIA DA DANÇA)
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (LENDAS INDÍGENAS)
TEATRO DE SOMBRAS (ARTES LITERÁRIAS)
ARTESANATO (MÃOS QUE CRIAM)
HORTA (CULINÁRIA E MEDICINA)
A FORMIGUINHA E NAVE (ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE)
CAPOEIRA – (SAÍDA DE REDE)
CONTRUÇÃO DE “TIPO” OU OCAS
CLUBINHO “OS AVENTUREIROS DA NATUREZA”
ORIGEM DOS ESPORTES (PESCA E CAÇA)
LÍNGUA TUPI GUARANI (JOGOS E BRINCADEIRAS)
MÚSICA (CORAL)
DATAS COMEMORATIVAS- DIA DO ÍNDIO E PÁSCOA
REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS (PALESTRAS)
CINEMINHA
SAÚDE E BELEZA (AÇÃO SOLIDÁRIA)
RESULTADOS ESPERADOS
A CONSTRUÇÃO DE UM PORTIFÓLIO
EXPOSIÇÃO DAS PRODUÇÕES ARTESANAIS E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA
APRESENTAÇÃO NO FINAL DO BIMESTRE DO QUE FOR POSSÍVEL REALIZAR EM FORMA DE RELATÓRIO OU VIVÊNCIA PRÁTICA.
DIÁLOGO COM O CRAS (Centro de referência de Asssisntencia Social)
LEVANTAMENTO DE CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE
DIÁLOGO COM O CENTRO DE SAÚDE
ENCAMINHAMENTOS:
VERIFICAR VIABILIDADE DE VISITA A UMA COMUNIDADE TRADICIONAL E BUSCAR APOIO E PARCERIA COM SALÕES DE BELEZA DA COMUNIDADE (CRAS).
UNIDADE II
EIXO TEMÁTICO: MAIO/JUN/JUL: “BIODIVERSIDADE”
A proposta de trabalho a ser realizado na segunda unidade é direcionar a reflexão da temática dos Povos e comunidades tradicionais em uma relação dialógica de Sócio-biodiversidade em confluência direta com a Cidadania Planetária, o meio ambiente num sentido mais amplo de entendimento e fazer com que nossas atividades sejam articuladas, seqüenciais e orgânicas, que despertem o entendimento integral do ser no mundo que precisa ser conservado e principalmente sustentável. Todos os povos e comunidades devem encontrar agora um meio de pensar o que é necessário à conservação da biodiversidade, do patrimônio espeleológico e da sociobiodiversidade.
OBJETIVO
Situar os educandos quanto aos tipos de biodiversidade que eles dialogam diretamente de forma concreta e efetiva e o seu papel como agentes transformadores.
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