O Cec Tapera tem desenvolvido atividade relacionada a educação ambiental como diretriz fundamental de trabalho e como tradição realiza uma gincana que dura o ano todo.
A respeito de outras experiências com a gincanas, repensou-se a proposta de atividades sistematizadas e seletivas entre vencedores e perdedores que geravam contradições, para uma nova postura de valores, com uma identidade ambiental dentro da linha do pensamento da Cidadania Planetária em conflencia com a política afirmativa de promoção de igualdade social.
Todo engajado em articulado com os eixos temáticos, é assim que surge o Clubinho do Cec Tapera "Os Aventureiros da Nartureza" com o objetivo de fazer da gincana uma ação cooperativa inspirado na organização de grupos (povos e comunidades tradicionais), desenvolvendo o pensamento crítico diante das diferentes formas de existência.
Este planejamento de uma nova estrutura de gincana, levará a criança a estabelecer um contato maior com o meio ambiente, situando os envolvidos como agentes transformadores e defensores da natureza, com premiações justas em igualdade de condições que proporcionem vivências e contato com o conhecimento explorados nas atividades recreativas e educativas, por exemplo, fazer saidas de observação em trilhas.
Como está acontecendo:
. Cada clube organizado é uma parte do clube "Aventureiros da Natureza Cec Tapera", portanto não devem ser considerados rivais ou inimigos, sendo permitido compor parcerias em atividades especiais. Inicialmente os participantes compuseram 06 clubes, divididos entre vespertino e maturino.
. Os clubes organizaram-se em territórios, em regime de democracia, onde as lideranças são escolhidas com objetivo de oposição à tirania, escravidão e exploração de seus componentes, com intuito de criar espírito de união e amizade.
. Num primeiro momento os clubes criarão as bandeiras que identifiquem um elemento da natureza. seguidos do hino e grito de guerra.
. A forma de organização interna dos clubes é livre, sem intervenção dos educadores, mas deve-se priorizar ações transformadoras que estimulem a consciência social e a proteção ambiental.
. Serão computados com pontuação de participação todas as atividades coletivas.
. Existe um cronograma para a gincana que a se estende por todo o ano letivo, com atividades (ou provas) que estejam em sintonia com o Programa Político Pedagógico do Cec, seguindo os temas propostos por bimestre e buscando a interdisciplinariedade entre as oficinas existentes.
Organização: A Professora Melissa Morais, mentora deste projeto de Gincana, tem pesquisado e feito um trabalho de resgate de inúmeras atividade de envolvimento de grupos, resignificando o conceito competitivo de gincana por valores de coletividade, união e cidadania.
. Existe um cronograma para a gincana que a se estende por todo o ano letivo, com atividades (ou provas) que estejam em sintonia com o Programa Político Pedagógico do Cec, seguindo os temas propostos por bimestre e buscando a interdisciplinariedade entre as oficinas existentes.
Organização: A Professora Melissa Morais, mentora deste projeto de Gincana, tem pesquisado e feito um trabalho de resgate de inúmeras atividade de envolvimento de grupos, resignificando o conceito competitivo de gincana por valores de coletividade, união e cidadania.
Acompanharemos a ginacana por meio de
Informes do Clubinho os Aventureiros da Natureza
Abril: “POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS"
As atividades da última gincana de abril estavam inseridas na temática desenvolvida pelas várias oficinas do Cec Tapera: "Povos e Comunidades Tradicionais". Os clubinhos se divertiram entre provas de linguas indígenas, hístórias e lendas, demostrando uma possibilidade didática para a construção de saberes que possibilitem uma sustentabilidade cultural. Todos os envolvidos, entre alunos e professores, parabenizam-se pelo sucesso neste novo projeto de gincana.
As atividades da última gincana de abril estavam inseridas na temática desenvolvida pelas várias oficinas do Cec Tapera: "Povos e Comunidades Tradicionais". Os clubinhos se divertiram entre provas de linguas indígenas, hístórias e lendas, demostrando uma possibilidade didática para a construção de saberes que possibilitem uma sustentabilidade cultural. Todos os envolvidos, entre alunos e professores, parabenizam-se pelo sucesso neste novo projeto de gincana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário