É preciso um pouco de história para compreendermos o despertar da consciência, pois somente a continuidade de um processo pode gerar transformações.
No ano de 2012, em outubro, tivemos o privilégio de fazer uma visita monitorada ao Horto Medicinal da Pastoral da Saúde de Capoeiras , onde conhecemos o processo de fabricação de medicamentos horto medicinais. Esta visita apresentou aos nossos alunos e professores o processo de produção de cremes medicinais e tinturas, do plantio à forma correta de poda, do trituramento de caules e folhas até a secagem.
Este contato com a Pastoral da Saúde, nos fez perceber que aquelas senhoras tão dedicadas, com conhecimento, recebiam da natureza através de um processo de transformação, medicamentos a um custo simbólico, contribuindo para a saúde dos que precisavam.
Na época ganhamos mudas variadas de plantas medicinais, e como já fazia parte do Projeto de Ervas Medicinais da Professora Maristela o plantio e o desenvolvimento de um pequeno horto de chás para nossas crianças, iniciamos nosso pequeno Horto em Outubro de 2012.
Então, agora em Junho recebemos o convite da Pastoral para novamente nos encontramos no Horto Municipal de Barreiros Filho do Estreito para um novo contato, pois o grupo de Senhoras iria expor seu trabalho no local, e confraternizamos nossas atividades com a presença de nossos alunos, que apesar de breve, foi significativa, pois percebemos o desenvolvimento de uma consciência em relação à importância das plantas medicinais na vida futura de nossa comunidade Cec Tapera.
No mesmo encontro planejamos um futuro contato no intuito de desenvolver novas atividades, acreditando que essa parceria gerará significativas possibilidades. Agradecemos a Pastoral da Saúde pela oportunidade da continuidade de um projeto especial, e pelo carinho e entusiasmo que nos receberam. Obrigado.
Turma Matutina
Turma Vespertina (G2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário