segunda-feira, 16 de setembro de 2013

As mandalas


Mandala

                              
                Os trabalhos com mandalas continuam, com materiais da natureza em conformidade com os objetivos propostos, de contato e conceituação de significados ecológicos.
                     Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia. A mandala é uma espécie de yantra, instrumento, meio, emblema, à rigor, mandalas são diagramas geométricos que correspondem  a determinado atributos ou manifestação de sensações (mantras).
                     A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação (em especial no budismo tibetano e no zem-budismo japonês). Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, através de pinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas thangkas tibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.

 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário